sexta-feira, 8 de outubro de 2010

MEU BAIRRO, MEU TERRITÓRIO

Neste segundo tema integrador da UF II, trabalhamos a história do bairro de nossos alunos. Discutimos sobre questões referentes às mudanças ocorridas ao longo do tempo no bairro onde moram e o que tem sido feito para melhorar a vida no lugar onde moram. Esses dados foram coletados através de uma pesquisa de campo, onde os alunos iriam entrevistar as pessoas que moram a mais tempo no bairro.
Procuramos também levar em conta quais são os laços afetivos que os prendem ao lugar onde moram, se eles pretendem se mudar para outro lugar. Essas perguntas foram respondidas através de uma produção textual, que tem como título o tema integrador.
Para  complementar essa temática, assistimos ao filme "A vila" (2004), um suspense norte-americano que retrata um modo de vida bem diferente daquele em que estamos inseridos. Cada um dos líderes da vila já sofreu com algum tipo de violência urbana e, por isso, isolam-se nessa vila a fim de fugir dos problemas da cidade. Entretanto, esso modo de vida é sustentado pelo terror e mentira com o intuito de encobrir a realidade comum e se afastar de uma sociedade violenta. Criaram uma comunidade “pura” e “inocente”, onde seus habitantes são humanos e imperfeitos, onde mais cedo ou mais tarde, o crime brota como uma realidade não transformada no coração e atos dos homens. Vale a pena assistir.
O tema deste filme agrega três temas das nossas aulas de Integração: um contraste com o tema Viver na cidade, a questão da identidade que a vila apresenta e a violência internalizada no indivíduo, usada para afugentar os jovens da cidade grande.

SÍNTESES INTEGRADORAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário