FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

"Nenhuma mente que se abre para uma nova ideia voltará a ter o tamanho original"
Albert Einstein

A Formação Inicial do ProJovem Urbano em Juazeiro do Norte - CE, 2ª entrada nesta cidade e 6ª entrada a nível nacional aconteceu durante duas semanas no Verdes Vales Hotel no período de 17 a 29 de maio de 2010. Foram momentos em que pudemos conhecer não só como se estrutura o programa, mas também criar laços de amizade com todos os educadores envolvidos nesse processo.

Esta formação foi ministrada pelas professoras Maria Isa, Clara e Isabele, da Urca. Inicialmente foram lidas frases de pensadores e depois foram feitas as apresentações iniciais em forma de dinâmica. Tocava-se a música e quando parava, tinhamos que conversar com a pessoa que estivesse à nossa frente.

Esse programa apresentou-se como um desafio no que diz respeito à quebra de paradigmas, ou seja, o professor passa a ser responsável por todas as áreas (em sua função de professor orientador) e é desafiado também a trabalhar em equipe, socializando as vivências.

Assim,  fomos desafiados a ter coragem para encarar esse desafio, usar a nossa criatividade (que não é pouca) para preparar aulas motivadoras e a valorizar ainda mais o trabalho em equipe, a fim de que possamos fazer evoluir a consciência de nossos alunos de uma consciência ingênua - para crítica - e, por fim, democrática.

Foram realizadas ainda duas dinâmicas nesse primeiro dia que pretendo destacar: o jogo da memória dos nomes, em que, dispostos numa grande roda, tínhamos que ir acertando o nome dos colegas na ordem, sem errar; a outra dinâmica, foi a da corrente, em que a roda tinha de se fechar, não permitindo que o "intruso" invadisse o centro. Esse intruso representa os problemas, que devem ser encarados e resolvidos duma forma a não prejudicar a união e integridade do grupo.

Trabalhamos textos teóricos referentes a História da Educação Brasileira, onde passamos a compreender melhor os problemas que a educação no Brasil enfrenta hoje, bem como pensar em soluções práticas que possam tornar menos árdua a tão difícil tarefa de educar.

O ProJovem Urbano foi criado em 2008, num contexto em que falta mão-de-obra qualificada no mercado de trabalho e os investimentos estão voltados ao público jovem. Portanto, um programa de caráter emergencial. Ele não deve ser visto como "uma caridade do governo", pois sabemos que ele é mantido com dinheiro público. Outro caso a ser considerado é o nível de escolarização dos alunos que adentram o programa. Como é a nível de Ensino Fundamental, temos alunos com níveis diferenciados de aprendizagem. Enquanto uns pararam de estudar no 9° ano, outros cursaram apenas o 2°, 3° ano do Ensino Fundamental. Assim, o educador precisa conhecer, de fato, as dificuldades dos seus alunos e trabalhar de uma maneira em que se possa minimizar essas dificuldades sem, contudo, diminuir a qualidade do ensino.

Nosso público-alvo são jovens de 18 a 29 anos que saibam ler e escrever (apesar de o teste de proficiência não ser uma garantia dessas habilidades). A finalidade deste programa é garantir uma formação integral desse jovem, com certificado de conclusão do Ensino Fundamental, oferecer uma qualificação profissional básica e promover uma experiência de atuação na comunidade onde vive, através das aulas de participação cidadã, sempre ministradas por um assistente social.

Desta forma, são objetivos deste programa:
  • re-inserção à escolaridade.
  • oportunizar uma capacitação profissional inicial.
  • participação dos jovens em ações coletivas de interesse público.
  • inclusão digital.
  • acesso à cultura.
Para compreendermos a juventude urbana, assistimos a um vídeo da Regina Novaes, presidente do Conselho Nacional de Juventude, onde ela diz que a "juventude é o espelho retrovisor da sociedade", já que ela é quem mais sofre com a desigualdade social - de gênero e escolaridade. (continua...)