SOFRER PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO

"Muitas pessoas acham que, por terem na família pessoas mais idosas, se acham no direito de abandoná-las ou maltratá-las. Nossos idosos têm o direito de viver com dignidade. Temos de respeitá-los, e eu considero o abandono de idosos uma falta de respeito horrível, não devemos abandoná-los pois, no passado, nossos pais foram jovens como nós.
Por nenhum motivo devemos desrespeitá-los. Devemos valorizá-los por sua experiência de vida. Foram eles quem trabalharam duro para que seus filhos crescessem com dignidade. Diga não ao preconceito contra os idosos".

C. S. S. - Zila Belém

-------------------------------------------------------
"O preconceito social é o pior de todos os preconceitos. O preconceito racial também é frequente no nosso país. Ele vem de anos remotos, desde o tempo em que os negros foram submetidos a trabalhos forçados nos canaviais, nas construções dos brancos, nos trabalhos pesados. Se não trabalhassem, apanhavam com chicote, nús, presos ao tronco. Como moradia, tinham apenas a senzala suja, cheia de doenças. Desde esse tempo os negros são discriminados tanto pela cor como pela sua condição social.
Não existe nada pior do que você ser discriminado por outra pessoa. Tem gente que se julga melhor que o outro, por isso finda querendo derrubar o que acha que é mais fraco, sendo que somos todos iguais".

A. B .S - Zila Belém

-------------------------------------------------------
"O preconceito é uma coisa que acontece muito neste país. Existem muitas pessoas que tem preconceito com quem tem mais peso, ou cor diferente, com mais riqueza ou não. Muitos criticam os evangélicos por causa de seus costumes, há o preconceito com quem não sabe ler. Há quem discrimine as pessoas pelas roupas que elas vestem. Existe pessoas que dizem que jamais queriam um filho que tivesse Síndrome de Down, eu acho isso muito ridículo, o pior preconceito que existe".

F. E. - Zila Belém

-------------------------------------------------------
"As pessoas não sabem respeitar as diferenças, só sabem julgar e condenar os outros sem conhecê-las.
Muita gente sofre preconceito e discriminação. Por exemplo: quando chegamos em outra cidade com a mudança, tem várias pessoas que ficam olhando para saber se suas coisas são novas ou velhas.
As pessoas julgam você antecipadamente. Antes de te conhecer, já saem falando mal de você.
Quem mais sofre preconceito no Brasil são os negros pobres. As pessoas acham que só pelo fato de serem negros são sebosos, ladrão, bandidos, entre outras coisas. As pessoas que vivem presas também sofrem discriminação, porque quando cumprem pena elas vão procurar trabalho e, quando falam que já estiveram na cadeia, os empresários negam emprego logo de cara. Não dá uma segunda chance para eles".

F. F. - Zila Belém

-------------------------------------------------------
"Já sofri discriminação certa vez quando entrei numa loja. As vendedoras não me atenderam bem só pelo fato de eu não estar vestida com uma roupa mais formal. Elas preferiram atendem as pessoas que aparentavam ter uma condição de vida melhor do que a minha. Pelo fato de me julgarem pobre, não me deram sequer atenção.
Eu acho errado isso, todos são iguais, ninguém é melhor do que ninguém".

M. L - Zila Belém

-------------------------------------------------------
"Respeitar o próximo é aceitá-lo como ele é. Mas nem sempre é assim, o Brasil é um país que tem uma diversidade cultural, onde as pessoas lutam para garantir sua dignidade e direitos iguais.
Não devemos julgar as pessoas pela aparência, por causa de sua religião, raça, cultura ou até mesmo opção sexual. Devemos entender que é preciso estar disposto a entender a cultura do próximo e quem sabe assim, com a troca de diversidades, aprendemos coisas novas todos os dias".

A. P. C. N - Zila Belém

-------------------------------------------------------