NOSSOS PROJETOS

I GINCANA ECOJOVEM: RECICLAR PARA RESPEITAR

O objetivo desta gincana foi:

·         Refletir sobre os problemas do consumismo exagerado.
·         Realizar uma pesquisa sobre o problema do lixo em Juazeiro do Norte.

Questões a serem abordadas na pesquisa.
·         Qual a quantidade e a composição do lixo?
·         Há coleta seletiva de lixo em seu bairro, comunidade e cidade?
·         O que é feito com o lixo sólido?
·         O que é feito do lixo hospitalar?
·         O que fazer para recuperar e lidar com o lixo em nossa cidade?

O levantamento dos dados foi feito através de entrevistas, palestras e visitas a pontos como o lixão de nossa cidade e ao matadouro municipal, a fim de que nossos alunos pudessem ter ciência do problema que é a coleta e exposição do lixo em nossa cidade.

Nesta gincana, foi proposto aos alunos a coleta de materiais a serem reaproveitados:
            ·         Palito de picolé – 1 ponto a cada 5 unidades.
·         Garrafa pet – 1 ponto
·         Embalagem tetra pak – 1 ponto.
·         Lata de refrigerante – 1 ponto.
·         Lata de condimentos (milho, ervilha) – 1 ponto (2 pts se vier com a tampa).
·         Revistas – 5 pontos.
·         Jornal – 2 pontos.
·         Papel – 1 ponto a cada 5 folhas.
·         Potes de vidro (conservas, nescafé) – 10 pontos.

Tivemos também em nosso núcleo uma palestra com o Alvino, da ONG "Engenho do Lixo", que nos contou sobre como é a vida dos catadores de lixo de nossa cidade e o que eles têm feito para diminuir a exposição de lixo no Rio Salgado. Os alunos participaram fazendo perguntas ao palestrante.

Foram desenvolvidas oficinas de reaproveitamento dos materiais coletados, divididos da
seguinte maneira:
Turma A (Prof. Teixeira) – Reaproveitamento de pets.
Turma B (Prof. Paula) – Reaproveitamento de metais e vidros.
Turma C (Prof. Isaac) – Reaproveitamento de pets.
Turma D (Prof. Islávia) – Adubo orgânico.
Turma E (Prof. Andrêzza) – Reaproveitamento de embalagens Tetra Pak.

Dentre os objetos confeccionados, tivemos:
  • Decoupagem em latinhas de metal.
  • Embalagem para presente de embalagem tetra pak.
  • Puff e peças decorativas de garrafas pet.
Todas as peças foram expostas para todos os alunos da escola. Encerramos com uma sessão de fotos dos alunos e de seus trabalhos.



--------------------------------------------------------------------

FEIRA CULTURAL

Como culminância do conteúdo da Unidade Formativa I – Juventude e Cultura, realizamos uma feira cultural envolvendo os temas: Juventude, Cultura, Qualificação Profissional e Preconceito.

Houve uma participação de todos os alunos nas mais diversas atividades, tais como produção de cartazes, paródias, peças improvisadas e apresentação de músicas. 

Os alunos expuseram os mapas culturais construídos em cada sala, os personagens, as listas de preferências e os cartazes confeccionados sobre os temas.
Avaliamos esta feira cultural como uma atividade bastante integradora e motivadora, que nos incentiva a continuar a caminhada buscando sempre contribuir para um mundo melhor.

TURMA A
Apresentação de uma peça e a música Tempo Perdido – Legião Urbana.
            Todos os dias quando acordo          
Não tenho mais
O tempo que passou
Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo...
Todos os dias
Antes de dormir
Lembro e esqueço
Como foi o dia
Sempre em frente
Não temos tempo a perder...
Nosso suor sagrado
É bem mais belo
Que esse sangue amargo
E tão sério
E Selvagem! Selvagem!
Selvagem!...
Veja o sol
Dessa manhã tão cinza
A tempestade que chega
É da cor dos teus olhos
Castanhos...
Então me abraça forte
E diz mais uma vez
Que já estamos
Distantes de tudo
Temos nosso próprio tempo
Temos nosso próprio tempo
Temos nosso próprio tempo...
Não tenho medo do escuro
Mas deixe as luzes
Acesas agora
O que foi escondido
É o que se escondeu
E o que foi prometido
Ninguém prometeu
Nem foi tempo perdido
Somos tão jovens...
Tão Jovens! Tão Jovens!...

TURMA B
Apresentação de uma paródia cantada pelo grupo.

PRA HONESTIDADE EU GRITO EOU
À LIBERDADE EU GRITO EOU
QUALIDADE EU GRITO ROU ROU ROU EOU

AO BOM EMPREGO EU GRITO EOU
À EDUCAÇÃO EU GRITO EOU
AOS PROFESSORES EU GRITO ROU ROU ROU EOU

À UNIÃO EU GRITO EOU
CONTRA O RACISMO EU GRITO EOU
AOS BONS AMIGOS EU GRITO ROU ROU ROU EOU

À SEGURANÇA GRITO EOU
À HUMILDADE EU GRITO EOU
À DIVERSÃO EU GRITO ROU ROU ROU EOU
À SAÚDE EU GRITO EOU
À RELIGIÃO EU GRITO EOU
AO RESPEITO EU GRITO ROU ROU ROU EOU

“NUNCA  CRUZE OS BRAÇOS, PORQUE O MAIOR HOMEM DO MUNDO MORREU DE BRAÇOS ABERTOS
AUTOR DESCONHECIDO


TURMA C

Apresentou de uma peça sobre preconceito social nas filas dos bancos e distribuiu mensagens.

“Quem crê é forte, quem dúvida é fraco.
    Fortes convicções precedem grandes ações.”
                                                Autor desconhecido
DIGA NÃO AO PRECONCEITO!



TURMA D

Apresentação de uma paródia da música "Asa Branca", de Luíz Gonzaga, falando sobre a qualificação profissional.

Quando olhei o ProJovem vi
Uma grande animação
Eu vou voltar a estudar
Daqui pra frente sou cidadão.

Que prazer em estudar
Com muita dedicação
Pois as matérias que eu gosto mais
É português e redação.

Até mesmo os professores
Se dedicam de montão
Para levar para os alunos
Uma boa educação.

Hoje perto não tão longe
De uma boa educação
Com o ProJovem nas nossas vidas
Eu vou pra frente, pra trás mais não.

Quando eu concluir o ProJovem
Vou ter uma boa qualificação
Para entrar no mercado de trabalho
Com uma boa profissão.





TURMA E

Encerrando as apresentações com chave de ouro, a turma encenou uma excelente peça de teatro, tratando do direito à diferença bem como utilizou a música cidadão para ilustrar.

---------------------------------------------------------
Cidadão
(Zé Ramalho)

Tá vendo aquele edifício moço
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição
Eram quatro condução
Duas prá ir, duas prá voltar
Hoje depois dele pronto
Olho prá cima e fico tonto
Mas me vem um cidadão
E me diz desconfiado
"Tu tá aí admirado?
Ou tá querendo roubar?"
Meu domingo tá perdido
Vou prá casa entristecido
Dá vontade de beber
E prá aumentar meu tédio
Eu nem posso olhar pro prédio
Que eu ajudei a fazer...

Tá vendo aquele colégio moço
Eu também trabalhei lá
Lá eu quase me arrebento
Fiz a massa, pus cimento
Ajudei a rebocar
Minha filha inocente
Vem prá mim toda contente
"Pai vou me matricular"
Mas me diz um cidadão:
"Criança de pé no chão
Aqui não pode estudar"
Essa dor doeu mais forte
Por que é que eu deixei o norte
Eu me pus a me dizer
Lá a seca castigava
Mas o pouco que eu plantava
Tinha direito a comer...

Tá vendo aquela igreja moço
Onde o padre diz amém
Pus o sino e o badalo
Enchi minha mão de calo
Lá eu trabalhei também
Lá foi que valeu a pena
Tem quermesse, tem novena
E o padre me deixa entrar
Foi lá que Cristo me disse:
"Rapaz deixe de tolice
Não se deixe amedrontar
Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio, fiz a serra
Não deixei nada faltar
Hoje o homem criou asa
E na maioria das casas
Eu também não posso entrar
Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio, fiz a serra
Não deixei nada faltar
Hoje o homem criou asas
E na maioria das casas
Eu também não posso entrar"

Hié! Hié! Hié! Hié!
Hié! Oh! Oh! Oh!

Mensagem

"Sabe-se muito bem que é dificílimo erradicar preconceitos dos corações cujos solos nunca foram revolvidos ou fertilizados pela educação: preconceitos crescem ali firmes como erva daninha entre pedras."
(Charlotte Bronte )

MULTIPLICANDO
 
Esse projeto, desenvolvido pela professora de matemática Andrêzza Camila, teve por objetivo desenvolver o raciocínio lógico e a habilidade de fazer cálculos mentalmente, envolvendo as tabuadas de 1 a 12. Foram feitas as eliminatórias primeiro entre os alunos de mesma sala, posteriormente entre as turmas, a fim de chegarmos a apenas 3 finalistas. A disputa foi acirrada, os alunos estavam com a tabuada na ponta da língua. Francisca Lino, da turma C; Felipe, da turma D e José Welligton da turma E disputavam sem pestanejar. Para que houvesse, de fato, um único ganhador, foi preciso aplicar a tabuada a uma situação-problema. A premiação consistiu em medalhas e premiação em dinheiro e, é claro, muitas fotos, bolo confeitado, refrigerante e bombom para os aniversariantes do semestre.

-------------------------------------------------------------------