QUALIDADE DE VIDA


Para introduzir esse tema, trabalhamos o filme "Desafiando Gigantes" (Facing the Giants) que trata em sua sinopse das seguintes questões:
- Alguma vez você já se sentiu tão impotente diante de um problema, que achou que seria esmagado por ele?
- Já chegou a pensar que Deus não estava ao seu lado ao lutar contra um grande mal em sua vida?
- Em algum momento se viu sem coragem para orar ou ler a Bíblia ao enfrentar obstáculos aparentemente intransponíveis?

Como não dispomos de sala de vídeo, foi montado o telão na pracinha da escola. Estava uma ventania tão grande que, de vez em quando, nosso filme ia para os ares. Com o jeitinho dos professores Isaac, Teixeira, Bruno e alguns alunos, que empilharam cadeiras no pé do telão, conseguimos assistir ao filme tão logo os ventos diminuíram.

Em sala de aula, os alunos discutiram em roda de conversa as questões propostas pelo filme, relacionando com a seguinte questão problematizadora: "Como encontrar motivação para se ter qualidade de vida?"

Retomamos os eixos temáticos abordados no filme, as questões tratadas em sala e os alunos registraram em tópicos no caderno. Durante as aulas, os alunos preparam material para a 1ª Feira Cultural do Zila Belém, onde foram realizadas Mostras de Painéis, cada turma trabalhando um tema da Unidade Formativa 1. Eles também apresentaram paródias, encenações teatrais, mostra de cartazes e recital de poesias. A Mostra foi coordenada pela professora e assistente social Andrea Façanha, organizada em conjunto com os professores orientadores e qualificadores do Núcleo.

Contamos também com o apoio da Direção da E.E.F. Zila Belém, da Coordenação Local e principalmente dos nossos artistas alunos, que foram os maiores engajados nesse projeto.

Como síntese, nossos alunos registraram em desenho o que seria qualidade de vida para eles. Nos desenhos, eles enfatizaram a moradia, a família, a vida harmoniosa do homem com a natureza e melhores condições de vida, como lazer, trabalho, segurança, dentre outras necessidades do homem moderno.