Despedida 30/09 e 1º de Outubro - Dia do Fico

Hoje acordei cedo, às 06:30 h da manhã e trabalhei no blog até às 15h. Estava triste, pensativa, pois sabia que hoje seria o meu último dia de aula lá no Zila Belém. Confesso que fui muito a contragosto. Não gosto muito de despedidas, pois sempre me "acabo" de chorar.

Ao chegar na escola, a sala só não estava vazia pois a Prof. Ana Ester estava me esperando, é ela quem vai assumir as aulas de Inglês a partir de 04/10/10, segunda-feira. Depois Teixeira chegou (o professor de Ciências Humanas), mas mal me deu boa noite. Se animou mais quando eu disse que tinha trazido bolo.

Na turma C, a aula transcorreu como de costume, a não ser pela boa ajuda que Ana Ester me deu em orientar algumas alunas com dificuldade. Digo assim porque só tem um homem que realmente frequenta as aulas, e ele não estava presente. As meninas são meigas, divertidas, atenciosas, gostam de participar das aulas.

O meu coração estava muito amargurado. Quando deu a hora da merenda fomos para a cantina, mas minha querida e meiga amiga Islávia (professora de Língua Portuguesa) já estava terminando de jantar. Então fiz companhia a Ester, até que ela terminou de jantar. Foi quando Isaac chegou para jantar.

Voltamos para a sala, mas já estava na hora de trocar de sala. Ao chegar na porta da turma B, Islávia estava concluíndo sua aula, então eu e Ester nos sentamo-nos à porta da sala C para que eu passasse algumas orientações sobre a turma B, turma na qual eu estava orientando. Foi quando me lembrei que eu não havia feito a chamada. Voltei então para a sala, e me sentei ao lado de Andrêzza (professora de Matemática), querida amiga a quem tenho grande estima e imenso carinho, desde que a conheci. Foi quando comecei a preencher a lista de frequencia junto com ela que ... ACABOU A ENERGIA!

Corri para pegar minhas coisas do chão, que estavam junto de Ester. O engraçado era que os alunos não iam embora. Foi quando comecei a ficar desconfiada...

Segui em direção ao portão, para ver se havia energia na rua... Tudo escuro...

Foi quando eu ouvi: "Vamos contar para ela". Acho que era a voz de Andrêzza conversando com François (diretor do Zila Belém).

"Olha Paulinha, disse ela, como hoje é o seu último dia com a gente, resolvemos, toda a turma, os alunos e tudo (ela fala desse jeito) a te fazerem uma homenagem. A gente tinha preparado tudo lá na quadra com o data-show, os alunos fizeram cartazes com mensagens... Mas aí, acabou a energia... trouxemos até um bolinho com buraco..."

Eu fiquei muito emocionada. Já fui logo abrindo o bocão...

Samara, da turma C, já foi lendo logo uma mensagem, num papel escrito à mão:
"Paula,
Em nome da turma "C 10" nós queremos te agradecer por ter tirado nossas dúvidas e que em tão pouco tempo você nos fez perceber que amigo não é aquele que se ganha e sim o que se conquista. Você nos conquistou por ser essa professora amiga. Muito obrigada pelas correções que, através delas foi que nós aprendemos. Mais uma vez obrigada por ter nos ensinado que a palavra aprender é o caminho de um longo sucesso".

Eu chorei muito, e dei um forte abraço em Samara e Sílvia, a sapeca.
Em Letícia também, a propósito o imã já está na geladeira, eu adorei o Smilinguido e a mensagem também: "Não sinto medo, Tu, Senhor, me guias e proteges constantemente".

Vários alunos vieram me abraçar, eu estava meio atordoada, mas ainda me lembro que abracei Iza, a minha Mandy Moore, e sua amiga Aparecida, minhas duas sapecas. Sempre de sorriso nos lábios, você esquece toda a canceira do dia-a-dia só em vê-las entrar na sala de aula.

Dirigimo-nos para a cantina, mesmo no escuro, e lá vinha Aline da turma E 10, com seu fofo e simpático bebezinho no carrinho. Ela me deu um buquê de flores naturais e um outro presente que não consegui identificar, pois ela não colocou o nome na embalagem. Vejo em Aline eu a cinco anos atrás, indo para a pós-graduação com Ellen ainda bebê nos braços. Ela não mede esforço para estar pontualmente nas aulas, faz todas as atividades e adora conversar com a gente.

Na cantina estavam todos presentes, ainda sem saber como reorganizar o que havia sido planejado. Islávia e Isaac acenderam os faróis do carro, e a cantina ficou toda iluminada. Foi um "auÊ" geral. Engraçado, todos os alunos gostam de fazer "ÊÊÊ", não havia reparado nisso! rss. Fiquei pasmada de tanto presente, não havia onde segurar mais. Então entreguei a Andrea, minha querida amiga, (professora e assistente social) e ela guardou no carro as coisas.

Achei graça com as palavras do filhinho de Joelma, da turma B10, ele disse "Feliz aniversário, tia". Eu brinquei: "Bom, não é o meu aniversário, mas eu agradeço assim mesmo" rss.

Fiquei tão orgulhosa em saber que a Cláudia se dispôs em cantar uma música para mim. Bem, não era só uma música, mas era uma música em Inglês, e dos Manhattans, "Forever by your side" (Para sempre ao seu lado). Como não deu certo o play-back, pedi-lhe que cantasse mesmo assim, só para mim. Fomos para um cantinho reservado e ela cantou... Tão bonito, tão singelo, tão puro, tão...sincero. "I want you, I need you... Oh girl how I believe in you, you're the light (that shine) that has always seen me through ... In you... I could find ... That I will be ... Forever by your side.

Vejam como são as coisas. Salatiel, meu esposo, havia gravado para mim, há muitos anos atrás, um CD com essa música, que eu tanto amava. Emprestei a uma professora, que acabou fazendo um intercâmbio de cultura, se é que me entendem. Nunca consegui gravar novamente esse CD. E agora, além dessa faixa, tenho outras lindas canções que vão sempre me fazer recordar da minha tuma B10... Sniff...

Haja coração... Esse povo queria que eu infartasse?

Vários alunos vieram de despedir de mim: Jocilene, Jocileide, Ana Cleide, Eliana, Maria Cleide,...

Depois foram as mensagens. Eliana leu a dela em voz alta para todos escutarem. Foi muito penosa. Me senti muito mau por ter causado tanta dor naquele encanto de menina. É, ela parece mesmo uma menina, mas tem uma maturidade de uma mulher que é capaz de liderar pacificamente um país que vive em guerrilha. Em seguida, foram lidas as homenagens em cartazes das turmas E10 e C 10. A turma B10, onde eu era PO, em parceria com Otto da E10, prepararam um CD com montagens de fotos nossas, do nosso São João e do projeto de reaproveitamento de materiais. A música da apresentação dos slides é linda... Fala dos meus cabelos, da minha pele... rss, de como eu sou linda...Eu linda? Fala sério..rss...

Tinha mensagens em Inglês e em Português. Fantástico o trabalho que fizeram. Nunca eu poderia imaginar que um dia eu seria agraciada desta maneira. Nós professores, estamos tão caleijados de não sermos valorizados em nossa profissão que, falo por mim, me sinto uma criatura tão pequena diante de tamanho reconhecimento pelo simples fato de eu ter estado junto de vocês nesses 4 meses e 6 dias (eu contei).

Mensagens

"Paula,
Você é uma pessoa muito especial em nossas vidas. Você é como uma luz que nunca se apagará em nossos corações. Você estatá sempre aqui conosco em nossas lembranças, em nossas vidas. Para sempre nossa amiga Paula". Turma C10

-----------------------------------------------------

"Paula,
She is a teacher very nice with us. We will miss of your jokes, of your manner gentle, happy and patient of teaching English. Kisses and hugs of ... Ten Class".

"Você é uma professora muito legal para nós. Sentiremos saudades de suas brincadeiras, do seu jeito meigo, alegre e paciente de ensinar Inglês. Beijos e abraços da turma E10.
Boa sorte na nova escola".

-----------------------------------------------------

"Paula, teacher, you is people wonderful want you good luck in other school".

------------------------------------------------------

Depois disto, foram mais abraços e sessão de fotos. E bolo e refrigerante. Senti-me como uma top model que acabou de ganhar o Concurso Miss Universo, tanto era flash daqui, flash de lá. Eu já estou sentindo muito a falta de tudo isso, desde que me decidi a assumir a vaga do João Alencar. "There'a a hole in my soul", dizia Bee Gees. E eu digo hoje: "tem um buraco na minha alma". Não sei se vou superar.
--------------------------------------------------------------------------------------

01-10-10
Foi com muita dificuldade que conseguir dormir. Ainda liguei para Andrezza às 2h da manhã, mas ela não atendeu. Lógico! Quem vai atender um telefonema a essa hora. No entanto, ela me retornou às 4:30h, aí foi eu quem não consegui atender. Fui trabalhar na escola com um vazio, um sentimento de perda tão grande, sentindo-me péssima. Com muito esforço, conduzi a primeira e segunda aula. Chamaram-me à biblioteca, para cantar os parabéns para a professora de matemática. Aproveitei para dar um toque para Andrezza, mas ela não atendeu. Conformei-me  por enquanto. Contei para Bel, a professora de Português como eu estava me sentindo, ela deu uma força, como ela sempre faz.

Foi quando comecei a fazer a chamada da 3ª aula que Andrezza me ligou. Perguntou como eu me sentia e eu disse  "there's  a hole in my soul". Claro que eu disse em português. Corri à biblioteca novamente e chorei... como eu poucas vezes eu havia chorado. Conversando com ela, decidi-me em desistir da troca, eu não ia conseguiu fazer isso depois de tudo aquilo, tudo porque passamos. Foi a decisão mais egoísta que eu já havia tomado na vida. Nós íamos seguir juntos até o fim, fosse qual fosse a dificuldade que aparecesse. Eu havia começado todo esse trabalho, e estava dando certo. Não havia motivos para eu entregá-lo assim, dessa forma, por causa de 2km.

Eu sempre tinha aqui comigo como seria se eu tivesse sido lotada no João Alencar. Quando recebi a proposta, recusei, mas depois fiquei pensando que talvez fosse um sinal de que era eu mesma quem tinha de assumir aquelas aulas. Mas ao visitar a escola toda a empolgação passou, não porque não tenha gostado dos alunos ou dos professores, a quem a todos eu já tenho amizade. Pelo contrário. Todos me receberam com carinho, alegria e respeito. Mas é porque eu não sentia se valia a pena trocar tudo o que eu já havia construído por algo novo em que eu teria de começar do zero. Depois de tudo o que eu vivenciei naquela quinta-feira, o carinho sincero que todos demonstraram para comigo, não, eu não iria deixar isso tudo para trás.

Saí da escola correndo e fui direto para a Secretaria de Educação. Cheguei lá aos prantos, as meninas da coordenação me receberam preocupadas. A coordenadora executiva disse que eu não precisava sair se eu não quisesse. A minha preocupação era com a professora que iria assumir minha vaga. Ela já vinha me acompanhando nas aulas, conhecendo um pouco os alunos. Quando a gente falava nisso, a professora chegou. Eu estava meio sem jeito em dizer, mas aí a coordenadora me ajudou. Ficou tudo acertado, então liguei para Andrezza para contar a novidade. 

Estou ansiosa por chegar segunda-feira, e ver nos olhos deles como vão reagir com a minha volta.

-------------------------------------

02-10-10
Hoje fomos almoçar na casa de Islávia. Lá é lindo, parece casa de boneca. Tem piscina, um lindo jardim. Os filhos dela são lindos, que Deus os abençoe. O marido dela é meio tímido, mas aparenta ser gente boa.

Eu levei minhas pequenas, Andrezza também levou sua pequerrucha e seu esposo, muito simpático e camarada. Depois chegou Bruno e a esposa. Ela está linda esperando um bebê. Isaac também veio, aquele "zuadento"... rss. E como faz falta a zuada dele. Ele é muito divertido. A esposa dele, Sâmia, também muito comunicativa, é uma santa. Só em aguentar a retórica dele ... rss.

Chegou também o nosso vereador, o Luizley "doix cliquex". Eles tiraram a maior onda de mim pelo acontecido. Disseram que eu só queria a festa, que eu tinha que devolver os presentes, que iam ligar para a professora para que viesse dar minhas aulas. Que eles iam pedir para sair só para ganhar festa também...

"Todas as mães" brincamos na piscina com nossos filhos, foi muito divertido. Depois conversamos, almoçamos uma light feijoada, arroz, farofa, couve refogada e refrigerante. Islávia lembrou que eu gosto de guaraná keko, com chá-verde. Tudo foi muito bom.

As crianças brincaram juntas, tiramos fotos. Fomos embora contentes e cansados. Eu estou muito feliz por estar de volta.

----------------------------------------------------------