sábado, 13 de novembro de 2010

Educação, Trabalho e Lazer ao alcance de todos?

Caminhada de trabalhadores de Juazeiro e Crato no
dia do Trabalho
Fonte: Diário do Nordeste
Neste penúltimo tema integrador, optamos por realizar duas aulas diferentes. Primeiro, preparamos um aulão sobre o tema, relacionando o que a lei diz sobre "Educação, Trabalho e Lazer", e o que acontece, de fato, na realidade. Esse aulão foi apresentado para os alunos que fazem o ProJovem Urbano do Zila Belém, em Juazeiro do Norte, e os alunos que cursam a modalidade EJA na mesma escola, aula esta ao ar livre, na pracinha da escola, apresentada em data show.

Como atividade em grupo, propusemos que os alunos respondessem a três questões, que se seguem:

1. O que é um trabalho decente?
2. O que você considera como lazer?
3. Como a educação, o trabalho e o lazer contribuem para que tenhamos qualidade de vida?

Entregamos tarjetas para os alunos, a fim de que eles pudesse organizar suas opiniões no papel e depois transmitirem a todos os presentes. Logo em seguida, realizamos o momento de protesto, onde eles expuseram suas reivindicações. Foi engraçado. Protestaram contra a merenda da escola, as carteiras desconfortáveis e quebradas, muitas vezes, um senhor que cursa a EJA protestou contra a Coelce, em virtude de sua conta ter vindo muito alta... Enfim, encerramos nossa noite de maneira descontraída, certos de que nosso objetivo foi alcançado.

No segundo momento do tema integrador, dia 13/11, realizamos uma noite de Educação, Trabalho e Lazer na escola. Houve jogo de futsal, tenis de mesa, dominó, xadrez, uno, até banco imobiliário. Por volta das 19:30hs aconteceram as oficinas de "Confecção de Trufas", com uma facilidadora que é cunhada de nossa aluna, e a Oficina de Massagem Corporal, com a estudante de Fisioterapia Suianne Batista, da Faculdade Leão Sampaio.

Após as oficinas, distribuímos chocolates a todos os presentes e encerramos nossas atividades com um bingo, cujo premiação eram, a d i v i n h a ... Chocolates. Foi um momento muito prazeroso e de grande aprendizado para todos nós.

Agradecemos, de coração, às nossas merendeiras que nos cederam a cantina da escola para que fosse feita a oficina de trufas, à facilitadora que proporcionou esse momento, à Suianne Batista, que dispôs do seu tempo precioso para partilhar o seu saber, a todos os educadores do ProJovem Urbano do Zila Belém que contribuíram direta ou indiretamente com este projeto, ao Núcleo Gestor, François, Jane e Luiza, e ao Wellington e Fábio que juntos tornaram possível esta realização, aos Educadores da EJA, que nos "cederam alguns de seus alunos para participarem das oficinas à Coordenação Executiva do ProJovem em Juazeiro do Norte, que tanto nos apoiou na realização deste evento, à todos os envolvidos nesse processo e, principalmente, aos nossos queridos alunos, foco principal deste projeto, que nos provaram que a Educação não se faz apenas de sala de aula, mas do convívio em grupo, do respeito e da troca de saberes.

Nossos sinceros abraços
Equipe do Projovem Urbano do Zila Belém
Juazeiro do Norte - CE

Um comentário: